Participação na Jornada Pedagógica da EEEF General Osório/Osório

No dia de hoje a nossa participação na Jornada Pedagógica foi na EEEF General Osório, também de Osório. A Lousa Touch Board foi apresentada aos professores e foi muito proveitoso trocar com esse grupo.

A sala para a instalação da Lousa foi toda repaginada e está em condições para desenvolver melhorias na qualidade do fazer pedagógico.
Se a escola não acompanhar a evolução da tecnologia, acabará tornando-se pouco interessante para essa geração de nativos digitais. É indispensável refletir sobre a postura do aluno que se vê diante da interatividade possibilitada pelas tecnologias. Qual deles não desejará participar?
As aulas mais dinâmicas e mais rápidas desencadeiam no professor e no aluno maior satisfação no ensinar e aprender, mas daí cabe ao professor verificar como e se os alunos estão de fato aprendendo.
A lousa tem se mostrado uma ferramenta muito eficiente para o trabalho com alunos do AEE ( Atendimento Educacional Especializado), pois permite, por exemplo, que o aluno consiga brincar, jogar e pintar mesmo com sua atividade motora comprometida, pois uma das maravilhas da lousa é que ela é sensível ao toque. Aquele aluno que não possui sua habilidade de escrever como os seus demais colegas, pode apenas valer-se do toque.
Após várias formações, práticas e leituras realizadas, estamos convictas que o bom uso das tecnologias pode favorecer alunos e professores, incluindo-os! Facilitar o processo de ensino aprendizagem e mudar os papeis dos saberes, pode ser uma boa alternativa para que o cenário da educação seja transformado para melhor!!
Precisamos tentar!!!

 Na foto a professora de Ciências explorando o site www.planetabio.com onde a interação encantou a todos. O site é muito rico e uma ótima sugestão de trabalho e pesquisa para os colegas da área. Foi, realmente, muito legal!!!
É sempre muito gratificante ter o professor parceiro nas formações, pois só acrescentam saberes aos nossos!!!

 








Nenhum comentário: