14ª MEP

Começa nesta quarta-feira (9/8) a primeira das sete finais da 14ª edição da Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP), que reúne os melhores trabalhos dos estudantes do setor. O evento será no CTG Estância da Serra (Avenida Jorge Dariva, 1140, Centro), em Osório, e contará com as classificadas do Núcleo 1, que compreende as Coordenadorias Regionais de Educação 1 (Capital), 11 (Osório), 12 (Guaíba) e 28 (Gravataí).
 Os ganhadores de cada Núcleo serão premiados com a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 23 a 27 de outubro, cujos critérios serão encaminhados às CREs até dia 10 de setembro.
  “O maior benefício da MEP é o estímulo que dá à pesquisa, algo tão necessário ao nosso país”, lembra a diretora técnica da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), que faz parte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mara Zuraski.
 Os trabalhos das escolas profissionais começam logo no início do ano letivo. Os alunos recebem um tema e passam a desenvolvê-lo, coordenados por professores. Eles criam equipamentos, adaptam máquinas e fazem estudos científicos para desenvolver novas ferramentas dos mais diversos setores. Este ano, o tema escolhido foi “Startup - Novos Horizontes para nossa Escola, Município e Região”.
“Se a ideia é fazer uma composteira, então tem de ser feito um trabalho para mostrar qual material será usado, que benefício trará e se vai haver algum tipo de evolução”, exemplifica Zuraski.
Para o evento, as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) são divididas em sete núcleos, de quatro ou cinco CREs. Cada núcleo pode ter até 40 trabalhos inscritos, que serão avaliados por voluntários – professores de universidades e escolas particulares, empresários e conhecedores do setor fazem parte do corpo de jurados. Esse júri vai escolher os 1º e 2º lugares de cada eixo tecnológico.
Cada equipe diretiva inscreveu projetos de acordo com cada eixo: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.
A solenidade de abertura da MEP ocorre às 16h do primeiro dia, quando começa também a visitação ao público, até às 21h. Na quinta-feira, dia em que os avaliadores analisarão os trabalhos, a mostra estará aberta das 9h às 21h. No terceiro dia, a visitação vai das 9h às 12h, e os vencedores serão conhecidos às 15h, quando haverá a solenidade de premiação.
Entre estudantes, professores, jurados e organizadores, a MEP reúne pelo menos 120 pessoas. Mas pelo menos outras mil devem comparecer à mostra, a maioria alunos das escolas públicas da região. Até o fim de agosto, todos os sete Núcleos vão apontar seus vencedores. “Logo que termina a última feira, será criado um grupo de trabalho para que, em 2018, voltemos a realizar a Feticep, a feira que reúne os vencedores de cada núcleo", finaliza Mara Zuraski.

Fonte www.educacao.rs.gov.br

Nenhum comentário: