Escola Estadual Martimiano Ferreira Alves recebe visita de integrantes da Associação Quilombola Remanescente de São Roque (Pedra Branca)


Matéria enviada pela EE Martimiano Ferreira Alves/ Mampituba

Na sexta-feira do dia 10 de novembro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Martimiano Ferreira Alves, de Roça da Estância/Mampituba, teve um dia pra lá de especial!!! -  Tivemos a honra de receber em nossa Escola os Senhores Paulo Volnei de Aguiar, Vilson Omar da Silva e Dirceu Nunes da Silva, os quais representam, respectivamente, a função de Presidente, Tesoureiro e Conselheiro da Associação Quilombola Remanescente de São Roque(Pedra Branca)pertencente aos municípios de Praia Grande/SC e Mampituba/RS 
Professores, alunos e funcionários reuniram-se para uma conversa que durou mais de uma hora. Mas a sensação que se teve é que foi 15 minutos, de tão bom que foi ouvi-los. O Senhor Dirceu iniciou a conversa dizendo:  - A nossa história é Fantástica e VERDADEIRA. 
Eles nos agraciaram com suas presenças e simpatia e atenderam a todos, respondendo as perguntas de professores e alunos com muita clareza e discernimento, revelando a grandiosidade e riqueza da Cultura Afro-descendente.  Porém, não conseguiram ocultar as marcas, cicatrizes profundas deixadas pela ignorância e/ou maldade, daqueles que insistem em desqualificá-los por conta de sua cor, costumes, vestimentas, religiosidade ou através de piadas, enfim, de atitudes que em nada contribuem para o bem estar de qualquer ser humano perante os seus.  
Ha 17 anos lutando por direitos que lhe são garantidos por lei, ... depois de muitas idas e vindas, venceram a batalha rumo ao conhecimento. No segundo semestre do corrente ano obtiveram autorização para funcionamento de Escola na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos - lá na comunidade São Roque, possibilitando-lhes dar continuidade aos estudos mediante abertura de turmas de Ensino Médio.  
Passado tantos anos da Abolição da Escravatura, a herança que deixam para seus descendentes é a certeza de que a luta não acabou, de que é preciso lutar diariamente pela liberdade, pois enquanto o negro não for aceito plenamente na sociedade devido sua cor da pele e sua Cultura diferente, não reconhecem a tal 'liberdade'. 
Perguntados sobre o que pensam das crianças e jovens de hoje, que grande maioria não gosta de ler e de estudar; passam maior parte do tempo no celular, nas redes sociais? Senhor Dirceu respondeu: - É porque eles não conheceram o AMOR!!  Se eles conhecessem o Amor eles não seriam assim.   
Aos alunos deixaram a seguinte mensagem: " __ Agarrem com as duas mãos a oportunidade que vocês têm de estudar, porque de vocês depende esse Brasilzão aí. Nós só aprendemos escrever o nome, pois naquela época era muito longe.  Nós tinha que caminhar bastante até chegar na escola pra estudar. A Educação é a melhor coisa que existe pra fazer pessoas de bem. Ensina o respeito pelos outros e a valorizar as coisas boas da vida.  Só pessoas educadas vão ter filhos educados, e consequentemente, um país de mais respeito pelas diferenças. Se vocês não aprender as coisas, o que vai ser desse Brasil de hoje? " 
Nós, da Escola Martimiano Ferreira Alves, agradecemos imensamente a esses simpáticos Senhores que levantaram muito cedo, pois o irmãos Vilson Omar e Dirceu moram bem depois de São Roque, para estarem às 10:30 horas em nossa Escola e cumprir o combinado.  Muito obrigada Sr. Paulo, Sr. Vilson Omar e Sr. Dirceu. Que Deus os dê saúde e perseverança para enfrentar com sabedoria as adversidades do dia a dia. 
Ao poder público, deixamos nosso questionamento: Praia Grande/SC e Mampituba/RS estão trabalhando para fomentar o turismo nos dois municípios.  Por que esta riqueza cultural chamada Associação Quilombola Remanescente de São Roque(Pedra Branca) não está incluída no roteiro turístico destes municípios???  É bom refletirmos sobre isso, pois a Associação Quilombola espera dos governantes este reconhecimento.  Que não seja mais necessário bater várias vezes às portas dos gestores municipais e estaduais para solicitar providência a demandas  que, por direito, já estão garantidas em lei.  







Nenhum comentário: