Lousa Digital

Clique aqui Manual de Instalação da Lousa Digital






Instalando a Lousa Interativa no Projetor Proinfo do MEC











Instalação da Lousa Digital para WINDOWS





                                        Uso da Lousa na aula de Matemática e Geografia



                         Vídeo aula: interagindo arquivos variados com os recursos da Lousa Digital




*Publicado em 24 de out de 2013
Professora Joana Martinez Ruiz experimenta a lousa digital em sua aula para ensinar as horas para sua turminha do 2º ano do Ensino Fundamental.
Esta aula foi ministrada na STE da Escola Estadual Nova Itamarati localizada no Assentamento Itamarati II no município de Ponta Porã - MS. A lousa digital é um recurso da escola adquirido pelo FNDE-MEC. A lousa digital é um recurso que faz parte das aulas dos professores desta escola.













                        Créditos - NTE/Passo Fundo

______________________________________________________

         Lousa Touch Board II Opptiz 

 

A Lousa Interativa Touch Board II utiliza tecnologia de virtualização IR-Infrared (Infravermelho ), criada especialmente para proporcionar alta resolução com tempo de resposta imediato.

A tecnologia de sensores integrados a borda interna do quadro formam um conjunto com acabamento robusto e elegante operando perfeitamente com um projetor e um computador.

Possui uma superfície sensível ao toque onde qualquer imagem nela projetada pode ser manipulada diretamente através de canetas ou dedos, proporcionando maior interatividade e conforto ao apresentador. 

Especificações

  • • Escrita: O usuário pode escrever e desenhar com canetas ou dedo, diretamente na superfície exibindo suas anotações e informações escritas instantaneamente durante uma apresentação.
  • • Anotação: O usuário pode explorar e fazer anotações sobre quaisquer arquivos, principalmente nos formatos: ppt,. doc,. xls,. avi,. mpeg,. jpeg, etc
  • • Toque: No modo anotação a Lousa Interativa oferece uma alta precisão do toque na superfície, o usuário pode usar o dedo, um objeto ou uma varinha como um mouse para clicar e arrastar diretamente na tela.
  • • Reconhecimento de Toque: A Lousa Interativa pode reconhecer o toque de um só dedo, vários dedos, duplo clique, clique esquerdo e clique direito. Dispõe de 4 pontos de contato e suporta múltiplos usuários, até 4 pessoas para controlar a Lousa ao mesmo tempo.
  • • Conforto visual: Superfície revestida com nano pintura de baixa reflexão, baixo brilho e cor melhorada para o conforto dos olhos quando utilizada por longos períodos.
  • • Praticidade : Conexão USB não necessita alimentação externa , fácil instalação, compatível com Windows, Linux e Mac.
  • • Teclas de atalho: teclas de atalho de um lado ou de ambos os lados para acessar facilmente funções mais utilizadas.

Opcionais

  • ESPECIFICAÇÕES
  • Hardware: Modelo Touch Board II Sistema Interativo com dimensões máximas de 181,6cm x 127,5cm x 5,78cm, podendo ser fixado na parede ou adaptado em pedestal (opcional); Área de projeção de 156,7cm x 116,5cm; Tamanho de projeção de 77.1”; Precisão posicional 1 mm; Conexão com computador via porta USB com cabo conector mini USB; Acompanha cabo USB com comprimento padrão de 7,5m; Compatível com Win2000/2003/XP/Vista/Win 7/Win 8 de 32 bits ou 64 bits e MAC OS; Acompanha 4 suportes para serem fixados na parede; Superfície com revestimento anti-reflexo com pintura nano; Modo de entrada dedo, caneta passiva ou objeto; Possui uma bandeja para suporte à canetas e apagador fixado na borda inferior da lousa; Sistema multi-toque com 4 pontos.
  • Software: O software pode ser operado em dois modos, o modo de design e modo de ensino. O modo de design permite que os usuários preparem materiais de classe, enquanto que o modo de ensino é para demonstração e palestra. O modo de design é semelhante ao ambiente operacional Windows. Os usuários podem executar funções, selecionando os comandos na barra de menu e barra de ferramentas. No modo de ensino, área de escrita está definida para ser full-screen, para tornar a escrita mais fácil. Modo de ensino é utilizado principalmente na sala de aula. O software possui uma ferramenta de interatividade que permite o reconhecimento de escrita manual em letra de forma ou manuscrita. Permiti atualização gratuita de drivers e firmware. Permiti enfatizar uma parte da tela, em qualquer programa e aplicativo. Permite a mudança de cores e espessuras sem a necessidade da troca da caneta. Permite salvar as telas, no mínimo nos seguintes formatos: HTML, PDF, JPEG, BMP, TIF, EMF, PPT e PPS; Permite mover, alterar tamanho ou rotacionar objetos; prove recurso de escurecimento parcial da tela, visando mostrar gradualmente o conteúdo a ser visualizado; permite a importação de arquivos em formato PPS/PPT, XLS e DOC, com imagens de fundo. Permite a utilização de teclado virtual que funciona em qualquer programa instalado no computador conectado ao sistema interativo. Possui um comando de reprodução de conteúdo apresentado passo a passo. Possui uma galeria de imagens que permite ao usuário inserir e organizar imagens para utilização durante a apresentação; Permite captura total ou parcial da tela de um programa qualquer, com ou sem anotações; permite a adição de hiperlinks para endereços da internet, figuras e objetos; permite a edição de páginas duplicadas; permite a utilização em modo de tela cheia para melhor visualização e interação com o conteúdo. Permite salvar arquivos cujos formatos possam ser lidos em outros sistemas operacionais que estejam utilizando o software de gerenciamento do sistema.


Fonte: NTE/Canoas - 17/04/2017



MANUAL DA LOUSA - VERSÃO WINDOWS







------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO INSTALAR E DESINSTALAR PROGRAMAS NO UBUNTU PELO TERMINAL?

Segue tutorial AQUI.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


BioDigital Human - 3D
https://www.biodigital.com/



BioDigital Human é um serviço online voltado principalmente para estudantes da área da saúde.
Com ele, você consegue aprender o nome em inglês de todas as partes do corpo, algo interessante para quem pretende cursar uma especialização no exterior.
Sua interface permite o uso do mouse e de atalhos no teclado, tornando muito fácil encontrar as partes que você deseja.
Além disso, ele também conta com algumas ferramentas voltadas para o isolamento de regiões específicas do corpo. Por exemplo, é possível remover costelas, cortar um órgão pela metade (para ver seu interior) e até ativar a visualização no modo de raios-X.
Quando você entra no BioDigital Human pela primeira vez, o site faz um teste no seu navegador e indica se ele é capaz de rodar todas as funções necessárias para o bom funcionamento do aplicativo. Na parte esquerda, a palavra “Yes!” indica que você consegue acessar a página, enquanto “Performance Rating” mostra a qualidade da visualização.
Se quiser ver um corpo de homem, use “Male” para abrir o site (clique em “Female” para ver o corpo de uma mulher). Independente da escolha, é possível mudar o gênero do corpo com a barra de comandos, na parte inferior da página. Nessa mesma barra, à esquerda, você controla a angulação da câmera e sua aproximação.

Site: Baixaki



SOLAR SYTEM SCOPE - Sistema Solar Interativa Modelo 3D - Simulação online dos planetas, posições em tempo real e órbitas, estrelas e constelações no céu noturno, incluindo a Terra, Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão.

                                          http://www.solarsystemscope.com/



GOOGLE EARTH : http://www.google.com.br/earth/




GOOGLE MAPS
 https://www.google.com.br/maps





GOOGLE STREET VIEW
 https://www.google.com/maps/views/streetview?gl=br&hl=pt-BR




ESCOLA GAMES
http://www.escolagames.com.br/



Sugestões de atividades






Um comentário:

Unknown disse...

CURSO DE CAPACITAÇÃO NO USO DA LOUSA DIGITAL

Já lecionamos cursos sobre a capacitação no uso das lousas digitais a vários anos, ministrando aulas e palestras presenciais nas escolas e empresas, deste a Ilha do Marajó/PA até o extremo sul do RS.
Foram trabalhos bastante interessantes e importantes, mas percebemos uma coisa: por mais que nos esforçássemos, não tínhamos como atender toda a demanda do mercado, além de não poder oferecer suporte técnico satisfatório para novos grupos de usuários.
Após inúmeras solicitações estamos cogitando na possibilidade em lançar um curso completo online para ajudar os professores e outros profissionais interessados em utilizar esta nova tecnologia em suas práticas pedagógicas e aumentar a sua empregabilidade.
Planejamos mostrar a utilização dos modelos mais usuais existentes do mercado, desde a instalação do aparelho até o seu funcionamento avançado, abrir um canal exclusivo para suporte técnico e criar uma rede social para informar constantemente sobre notícias e novidades deste mercado.
Mas antes gostaríamos de fazer uma pesquisa contigo para saber se:
1. Conhece esta nova tecnologia;
2. Teria interesse em aprender como utilizá-la numa sala de aula;
3. Poderia informar os assuntos que devem ser abordados neste curso.
Sua opinião será muito importante para nós e desde já agradecemos a sua ajuda.
Tony / Marcio
contato@teachersacademy.com.br